Atenção, amantes de zumbis, catástrofes globais e, principalmente, de reviravoltas dignas de roteiro de cinema!
Se você, assim como eu, já tinha enterrado a esperança de ver Guerra Mundial Z 2, pode ir desenterrando, porque o filme que virou um fantasma em Hollywood pode ter sido ressuscitado.
Em um movimento que deixou a indústria de queixo caído, a nova gestão da Paramount Pictures nomeou a franquia “World War Z” como uma de suas prioridades para o futuro.
Isso mesmo! O filme que foi cancelado em 2019 por ter um orçamento de fazer a gente tremer, está de volta aos holofotes. E o que isso significa para a tão aguardada sequência com Brad Pitt e David Fincher? A gente vai te contar tudo.
O Filme Que Definiu uma Geração de Zumbis
Em 2013, o primeiro “Guerra Mundial Z” foi um divisor de águas no gênero zumbi. Inspirado livremente no livro de Max Brooks, o filme estrelado por Brad Pitt trouxe uma nova perspectiva para o apocalipse, com zumbis ágeis e uma abordagem geopolítica que o diferenciava de tudo que já tinha sido feito.
O sucesso de público foi imediato, com mais de 540 milhões de dólares arrecadados no mundo todo.
O filme foi o mais bem-sucedido na carreira de Brad Pitt por um longo tempo, e seu sucesso deixou todos ansiosos por uma sequência. A gente só não esperava que a espera seria tão longa e dolorosa.
O Legado de “Guerra Mundial Z”
O filme não é apenas um sucesso comercial. Ele é um marco cultural. A forma como o filme retratou a pandemia, a luta pela sobrevivência e a tensão da guerra, ressoou com o público de uma forma que poucas produções conseguem. O filme também é um testemunho do talento de Brad Pitt, que não apenas protagonizou, mas também produziu o longa.
David Fincher e a Sequência Que Não Foi
O anúncio de que David Fincher, um dos diretores mais talentosos de Hollywood, estaria no comando de Guerra Mundial Z 2 elevou as expectativas a um nível estratosférico.
A parceria entre Pitt e Fincher já rendeu obras-primas como “Se7en – Os Sete Crimes Capitais”, “Clube da Luta” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”. A ideia de que eles se uniriam novamente para fazer um filme de zumbi era como um sonho para os fãs.
Mas o sonho virou pesadelo. Os custos de produção do primeiro filme, que ultrapassaram o orçamento inicial, e o alto custo da produção da sequência, fizeram a Paramount recuar e cancelar o projeto.
Fincher e Pitt expressaram o desejo de fazer o filme em diversas entrevistas, mas o projeto parecia estar morto e enterrado.
A Volta Por Cima de David Fincher e Brad Pitt
Curiosamente, Brad Pitt e David Fincher estão trabalhando juntos novamente. A dupla de sucesso se reuniu para o spin-off de “Era Uma Vez em Hollywood”, que se chama “As Aventuras de Cliff Booth”.
O projeto, que já está em produção, nos faz pensar que, depois de trabalharem juntos novamente, eles poderiam se inspirar para fazer um novo e grandioso filme de zumbis.
Por Que o Filme Que Morreu Pode Voltar à Vida?
A decisão da Paramount de tornar a franquia “World War Z” uma prioridade é um sinal claro de que eles estão dispostos a arriscar. Com um novo presidente e a ambição de fazer mais filmes para o cinema, o estúdio está em busca de franquias lucrativas. E “World War Z” é uma delas.
O Que Pode Acontecer a Seguir?
A gente tem duas possibilidades. A primeira, e mais desejada pelos fãs, é que Brad Pitt e David Fincher sejam convencidos a voltar para o projeto.
A segunda, e mais provável, é que a Paramount decida fazer um reboot completo, com um novo elenco e um novo diretor. O estúdio pode querer se afastar da polêmica do cancelamento e começar do zero.
Seja como for, o que é certo é que o universo de “World War Z” ainda tem muito a ser explorado. O livro de Max Brooks é um vasto universo de histórias que podem ser adaptadas para o cinema ou para a TV.
E, com o sucesso de séries como “The Walking Dead” e “The Last of Us”, o gênero zumbi continua popular, e uma nova produção baseada no universo de Max Brooks seria um sucesso garantido.
A Conclusão: Uma Sequência que Ainda Pode Acontecer
Guerra Mundial Z 2 é um dos projetos mais frustrantes de Hollywood, mas também é um dos mais promissores. O legado do primeiro filme é tão forte que a pressão para uma sequência é constante.
A gente só pode esperar que, em algum momento, a Paramount ou outro estúdio perceba o potencial do projeto e nos entregue a sequência que a gente merece. E, se isso acontecer, a gente vai ser o primeiro a te avisar.